Estrada Real - Caminho dos Diamantes - Dia 04 - Morro do Pilar a Bom Jesus do Amparo

Nossa, como a viagem passa rápido! Já estamos no quarto dia de viagem... núuu...

Ontem, na nossa reunião diária durante o jantar, resolvemos alterar um pouco o roteiro previsto. Inicialmente iríamos de Morro do Pilar até Ipoema, mas resolvemos esticar mais um pouquinho. Alongamos a viagem em 13km (de asfalto) com a ideia de chegar a Bom Jesus neste mesmo dia.

Bom, o começo do dia é sempre igual...tomar aquele cafezão da manhã (resguardar um lanchinho pra tarde também...rss...), arrumar as coisas e pedalar...

A dona da pousada, disse que saímos num horário bom, eram umas 7:30 da manhã. Ela disse que um bom trecho da estrada até Itambé do Mato Dentro tem muito movimento de veículos, devido às obras do mineroduto, e o pessoal sai geralmente antes das 7hs pra pegar o batente.

Bom, o fato é que mesmo saindo as 7:30 a estrada ainda estava bem movimentada. Muitos carros, caminhões e se preparem...muuuuuuuuiiiitttaaaaa poeira. Foi assim por mais ou menos 20km... depois, a estrada fica uma paz. Mas não se engane, as subidas e descidas são bem generosas.






Já se aproximando à Itambé do Mato Dentro nos deparamos com poucos carros e as paisagens são cada vez mais lindas. É possível avistar o "Travessão", são montanhas que formam um divisor natural das bacias dos Rios São Francisco e Doce, e estão localizadas no Parque Nacional da Serra do Cipó. No Caminho também tem as famosas Duas Pedras, que ficam bem na estrada e formam uma paisagem bem bacana.

Abaixo algumas fotos da Branquinha, se achando a toda poderosa. rss






Uma curiosidade: bem aí, em meio a essas pedras, morou um homem por alguns anos. Eu tive o prazer de conhecê-lo. Era o "Dominguinho das Pedras", um homem que largou a vida da cidade grande (ele chegou a morar em SP), ele disse que por causa de um coração partido,  e foi viver como um eremita neste lugar. Fizeram um documentário sobre a vida dele  e tem também reportagens, como essa aqui na internet. Bom, o fato é que depois de um tempo tiraram ele de lá e levaram pra um asilo em Itabira-MG. Mas, acho que ele não se adaptou aquela vida e acabou morrendo em 2011. 

Depois da subida que vai dar nestas pedras, você já começa a avistar Itambé do Mato Dentro ao longe. Mas ainda terá algumas boas subidinhas e descidas e muitos trechos com bastante areia na estrada. Até pensei que estava numa estradinha de litoral :P . Há cuidado...teve gente comprando terrenos nestas areias aí!

Em Itambé fui tentar encontrar uns amigos...encontrei a Luciana e fui na Pousada Lava Pés ver se encontrava o João, mas ele não tava lá.

Fizemos um bom lanche na cidade, alguns optaram por ir a Cachoeira do Lúcio, que fica bem próxima à cidade, mas nós (Eu, Andréa  Jesús e André) preferimos continuar o caminho que ainda era longo....teríamos mais uns 50km pela frente.

Aqui encontramos mais dois ciclistas de Contagem-MG que faziam o percurso em sentido contrário. Alertamos eles sobre a questão da hospedagem em Morro do Pilar. Bom...o sol da tarde castigando.. seguimos adiante...logo logo estaríamos em Senhora do Carmo e em seguida em Ipoema, ambos distritos da minha cidade: Itabira. Confesso que deu uma vontade de chegar em casa...mas a vontade passou logo...rss...

Neste trecho tivemos pequenos problemas...saindo de Senhora do Carmo, acho que depois de uns 5km pedalados, a nossa colega Andréa, teve a infelicidade de ser mordida por um cachorro. Mas não era um cachorrinho qualquer, era um pastor alemão, que estava solto e pertencia aos donos de um bar a beira da estrada. A Andréa vinha por último e não vimos a cena. Mas segundo ela, o pessoal do bar viu a situação e nem prestou socorro.

Voltamos para encontrá-la e ela estava muito nervosa. Conseguimos uma carona para levá-la ao posto de saúde de Ipoema, mas não dava pra levar a bike...eu segui pedalando na frente pra encontrá-la e os meninos foram revesando empurrando a bike dela. Faltavam ainda uns 10 km pra chegar a Ipoema, eles penaram tadinhos.

Em Ipoema a Andréa foi atendida, tomou a vacina e já estava mais calma. Eu tentei registrar uma ocorrência policial, pra pelo menos o cara do bar ser alertado sobre o perigo que estava causando as pessoas que passavam por alí, MAS só fui encontrar um policial quando já estávamos indo embora da cidade.

Há, aproveitei e dei um oi pro Ronei da pousada Tropeiro Real, que sempre recepciona os turistas e mostra as várias belezas da região, além de promover vários eventos, e alguns muito interessantes ligados à fotografia. Ele, claro, tirou algumas fotinhas nossas.

Saímos de Ipoema já era noite, mas a estrada era asfaltada até Bom Jesus do Amparo e não era muito movimentada, então foi tranquilo. Chegamos à nossa pousada e tudo que queríamos era banho, comida e cama...mas não ...ainda tinha o jogão do Galo...final da libertadores pra assistir. Confesso que depois de comer só fui capaz de dormir...rss...acordei com os gritos de alegria da Andréa e da pousada quase toda, com o GALAO sendo campeão.

O dia foi longo...mais de 80km pedalados...mas como todos os outros, apesar dos tropeços no caminho...foi um dia muito bom, principalmente por ter o Galo campeão da Libertadores!!!!


Resumo do Dia:


Distância Percorrida (Morro do Pilar a Bom Jesus do Amparo) : 85 km

Detalhes em :


http://connect.garmin.com/activity/349133760


Ganho de elevação:2,527 m
Perda de elevação:2,398 m
Elevação mín.:535 m
Elevação máx.:931 m












Dicas úteis:

  • Em Itambé do Mato Dentro recomendo a Pousada Lava Pés. O atendimento será vip com certeza. Procurem pelo João Ricadro ou pela Nini (31)3836-5143
Se estiver com tempo fique um dia em Itambé e aproveite para conhecer as inúmeras cachoeiras da região e também para conhecer o povoado de Cabeça de Boi. Lugarejo singular e fica apenas a 12 km de Itambé.
Recomendo também ficar um dia, se puder, pra conhecer as cachoeiras lindas de Ipoema, Cachoeira Alta, Cachoeira do Patrocínio e outras. Além do lindo lugar chamado Morro Redondo. Vale muito a pena.
  • Em Bom Jesus do Amparo ficamos na Pousada Real . É simples mas vale a pena. R$ 35,00 por pessoa com café da manhã. Tel: 31-3833-1185.

  • Jantamos no restaurante Aconchego Mineiro, a Marilene é a responsável. Tel: 31-88713666 e 9177-4440. Acho que foi R$ 10,00 o jantar muito bem servido.

  • Há, passando por Bom Jesus (mesmo que não vá pernoitar lá) procure pelo Fernando Gonçalves. Ele faz o registro, em um livro, de todas as pessoas que passam por lá fazendo a Estrada Real. Não deixe de conhecê-lo, é uma pessoa muito prestativa, e também de assinar o livro.
Quer ter todo conteúdo desta viagem, de forma prática e disponível para acesso em qualquer lugar?
Tem o e-book disponível no site da Amazon. 
Clique aqui e confira!!!!

Mais algumas fotos:



















Comentários

  1. legal conhecer voces, bikers ! obrigado pelo registro em nosso livro ( 2º). voces escreveram mais algumas paginas dessa estrada real. que é infinita ! rs. um abraço a todos voces ! fernando gonçalves, guia de turismo, em bom jesus do amparo-mg, caminho dos diamantes. contato: ferghuma@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando...pouco a pouco o relato sai do papel e vai pra telinha. Amanhã posto as fotos de Bom Jesus do Amparo. Valeu pela receptividade de sempre.
      Abraços.

      Ada

      Excluir

Postar um comentário