BH - Serra do Cipó de Bike



Bom,

posso dizer que a minha primeira cicloviagem de verdade foi a realizada saindo de BH para a Serra do Cipó agora em maio de 2013.

Digo primeira cicloviagem de verdade, porque já me desloquei entre algumas cidades, como por exemplo de Brasília-DF a Pirenópolis-GO (+- 100km), de Itabira - MG a Serra dos Alves (+- 45km), mas viagens com apoio e fazendo apenas o percurso de ida.

Então considero a ida pra Serra do Cipó a primeira cicloviagem, pois fomos e voltamos de bike, o que resultou num percurso de mais ou menos 205km, sem apoio e levando tudo que necessitávamos para passar 3 dias na serra.

Fomos apenas eu e o Cadu. Saímos de BH na quarta-feira dia 01/05/2013 por volta das 09 horas, queríamos sair mais cedo, mas como havia chegado a BH na noite anterior acabei indo dormir tarde por ter que organizar todas as coisas.

IDA 
A ida foi relativamente tranquila, com algumas subidas consideráveis, principalmente na linha verde, sentido aeroporto de Confins. O trajeto é todo em asfalto, na saída de BH sem problemas,  pois a rodovia tem acostamento. Apenas depois de Lagoa  Santa é que a estrada fica sem acostamento, mas também como é uma rodovia secundária não tem muito transito. Neste dia em especial a estrada estava movimentada por ser feriado e muitas pessoas estavam seguindo em direção a Serra.

No caminho fizemos amizade com outros 03 ciclistas. Os meninos estavam indo de Lagoa Santa a Serra do Cipó, mas iam voltar no mesmo dia. Foram valentes, o pedal deles ia dar algo em torno de 120km. Mas achamos eles um tanto quanto "corajosos", pois não tinham ferramentas, para um eventual problema na bike, nem mesmo luz para usar na volta, que provavelmente seria a noite. Chegaram na Serra pouco depois que a gente, nós chegamos por volta de 14:30, eles devem ter chegado uma hora depois, mas ainda a tempo de bater um papo antes da volta.

O resumo da ida foi o seguinte:


Distância:95.68 km
Tempo:5:33:48
Veloc. Média:17.2 km/h
Ganho de elevação:1,544 m
Calorias:2,200 C

       Detalhes
Tempo:5:33:48
Tempo Movimt.:5:00:35
Elapsed Time:5:33:48
Veloc. Média:17.2 km/h
Avg Moving Speed:19.1 km/h
Veloc. Máxima:58.5 km/h

Elevação
Ganho de elevação:1,544 m
Perda de elevação:1,576 m
Elevação mín.:643 m
Elevação máx.:881 m

VOLTA


Saímos da Serra no dia 03/05/2013 também por volta de 09hs. Antes,  tomamos um café reforçado na pousada e seguimos viagem.
A volta parece que o pedal rendeu bem mais. Foram 106km, chegando em BH fomos por dentro de alguns bairros para evitar o trânsito de sexta-feira 13hs...caótico...
A volta foi também relativamente tranquila, o raio da bicicleta do Cadu quebrou e o freio de trás deu problema, mas conseguimos chegar a BH mesmo com a bicicleta neste estado.
O ruim foi o transito na linha verde que estava bem intenso e o transito dentro de BH na chegada. Sexta-feira normalmente o transito é intenso e ainda mais neste horário das 13 horas em diante. O sol também castigou neste dia...
Missão cumprida. Ótima primeira cicloviagem!

Resumo deste dia:
Sex, Mai 3, 2013 9:01 AM Hora do Brasil 

Resumo
Distância:106.34 km
Tempo:5:45:27
Veloc. Média:18.5 km/h
Ganho de elevação:1,696 m
Calorias:3,474 C
Detalhes
Temporização
Tempo:5:45:27
Tempo Movimt.:5:20:43
Elapsed Time:6:05:27
Veloc. Média:18.5 km/h
Avg Moving Speed:19.9 km/h
Veloc. Máxima:59.1 km/h
Velocidade
Cadência
Elevação
Ganho de elevação:1,696 m
Perda de elevação:1,660 m
Elevação mín.:643 m
Elevação máx.:892 m


CONSIDERAÇÕES FINAIS

O pedal foi muito gostoso. A ida e a volta tranquilos, num ritmo bom, mas sem desespero. Nenhum problema mecânico considerável.
A Serra do Cipó é linda, vale a pena ir com mais tempo pra visitar tudo que o lugar oferece. Fomos apenas no Parque Nacional da Serra do Cipó. Dá pra ir de bike, fica bem próximo a vila. Lá dentro fizemos a trilha da cachoeira da Farofa. Era um dia tranquilo com poucos visitantes. Não é cobrado nenhum valor pra visitar o parque. A trilha pra cachoeira tem bastante areia, o que dificulta as pedaladas. Estava em minha mountain bike com pneus slick, mas mesmo assim deu pra ir tranquilo.
A vila tem boas opções de hospedagem e de alimentação!
Pra levar menos peso ficamos em uma pousada, mas existem áreas de campings no local!
Quem quiser o arquivo GPX pode mandar uma mensagem que envio por e-mail!
Até a próxima...
Bora pedalar gente!!!








Rodovia sem acostamento.


Pausa pra repor as energias. Acho que faltava ainda uns 40km pra chegar.


Branquinha e Açucena!!! 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Litoral sul da Bahia ...Preparativos e Resumo

Sujou...pintou cachorro na área...o que fazer???

Itabira a Serra dos Alves - MG