Viajando com as palavras e imagens



Nossa como o tempo passa rapido...outro dia mesmo publiquei o primeiro post aqui, outro dia mesmo li meu primeiro livro sobre cicloturismo e também, outro dia mesmo fiz minha primeira cicloviagem e nem parece que já se passou um ano ou quase um ano destes acontecimentos todos...

Mas o post de hoje escrevi pensando justamente na minha primeira cicloviagem, que foi uma cicloviagem sem ao menos sair de casa...e foi simplesmente uma volta ao mundo...

Todo mundo sabe que existem formas diferentes de viajar...mas numa dessas formas, muito prazerosas por sinal, não é necessário nem mesmo sair do lugar...basta um bom livro, se entregar e viajar com as palavras, ou com as imagens...

Posso dizer que a primeira viajem de bicicleta que eu fiz, foi uma volta ao mundo...isso mesmo, uma volta ao mundo com o Argus Saturnino...em seu livro "Caminhos" . Um livro lindo, com imagens maravilhosas, que me transportaram para um mundo que eu não imaginei, até aquele momento, que pudesse existir!Foi através deste livro, que comecei a ver essa historia de viajar de bicicleta com outros olhos, e impressionante, que depois disso, o meu horizonte a este respeito só aumentou...



Pesquisei um pouco mais sobre o assunto e descobri outro brasileiro, que fez a mesma coisa, e que se não me engano foi inspiração para o Argus, essa pessoa é o Antonio Olinto, no seu livro, "No Guidão da Liberdade" . Este livro me trouxe detalhes de que sim, era possível viajar de bicicleta, com muito pouco..devorei o livro e eu, que já amava andar de bicicleta, me indaguei: "como não havia pensado ainda, com tantos anos de vida, em fazer uma viagem de bicicleta??" Esse livro, e alguns outros fatores que aconteceram em minha vida naquele mesmo momento, me fizeram mudar de percepção ... era como se uma viseira que existia nos meus olhos por anos estivesse sido arrancada e então eu comecei de fato a ver a vida com outros olhos...



Uma outra pessoa, que me fez viajar em suas palavras, e me fez acreditar ainda mais que é possível realizar um sonho, mesmo que aos olhos dos outros pareça loucura, foi o Amyr Klink...gente, esse cara é o cara, os livros dele "Cem dias entre o céu e o mar" e "Mar sem fim" são lindos. Impossível ler e não ficar contagiado com essa vontade de sair pelo mundo, seja lá de que forma... 


“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, 
imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para 
entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e 
dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir 
a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem 
precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arro-
gância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não sim-
plesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que 
não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
 (Mar sem fim)


Um livro que conta a história de Chê e seu amigo Alberto Granado na clássica viagem pela América Latina se chama "Con el Chê por Sudamérica", viagem esta que foi inspiração para o filme "Diários de Motocicleta". Este livro também é bem legal, conta como foi essa viagem, os desafios e principalmente mostra a realidade da América Latina, a pobreza e exploração que vivem a maioria das populações.


As minhas próximas viagens serão estas aqui...

Livro Trilhando Sonhos que conta a história da viagem do Thiago Fantinatti pela América Latina. Esse livro já tá na cabeceira e o pouquinho que já li me deixou com água na boca e mais vontade ainda de sair por essa linda América pedalando.




Um livro que cruzei com ele meio sem querer, mas que também me encheu de curiosidade se chama "Pelos Caminhos de Nuestra América". Este livro foi produzido a partir do diário de bordo de Rafael Limaverde em sua passagem por 16 países da América Latina. O que muito me chamou atenção é que além de ser um diário de bordo ele traz ilustrações e poemas feitos pelo escritor ao longo do caminho.



Quem quer se aventurar com histórias de outras pessoas pode conferir também o site http://www.clubedecicloturismo.com.br/ ,  em viagens,  tem o relato de vários cicloturistas e muitas destas histórias  viraram livros também!

Engraçado que pouco depois de publicar este post me deparei com um site, de um cicloviajante que também disponibiliza várias dicas para cicloturistas e dentre elas dicas de livros. Alguns é possivel baixar, todos em espanhol. Vale a pena conferir!  Site Ciclonomadas .


Por enquanto as dicas são estas....Boa viagem a todos...seja a pé, de carro, avião, de carona, de bike ou simplesmente com as palavras e imagens!!! Viajar é preciso!!!




Comentários

  1. Eeeeee, Ada, que bom que você voltou a postar!! Vi suas fotos da viagem à Bahia no Instagram e já ia te cobrar um post novo.

    Ando lendo muito pouco por falta de vontade, mas esses livros sobre cicloviagem me deixaram com água na boca. Qual você recomenda pra começar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati...dou uma sumida más depois volto!!! ;)
      Em breve vem o relato da viagem da Bahia...nossa como foi linda essa viagem!!!
      Com relação aos livros gostei bastante de todos, mas tenho um apreço especial pelos do Amyr, vc já leu algum dele? Se quiser posso te mandar, ele disponibiliza esses livros gratuitamente na Internet.
      Bjoca e bons pedais!!!

      Excluir
    2. Olha, que legal! Quero ler o do Amyr!

      Comprei o do Olinto de aniversário pro meu marido. Chegou ontem e eu quase roubei pra ler primeiro! Ahahahahahah

      Mas por favor me mande o link do livro do Amyr pra eu matar minha vontade!!

      Beijosssss

      Excluir
    3. Você vai adorar o livro do Olinto...eu fiz a mesma coisa antes de presentear um amigo com o livro dele rsss...seu marido nem vai ligar de "roubar" o presente dele..!!!
      Quanto aos livros do Amyr já enviei... espero que goste! Bjocas! !!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Litoral sul da Bahia ...Preparativos e Resumo

Sujou...pintou cachorro na área...o que fazer???

Itabira a Serra dos Alves - MG