Dicas para um pedal seguro na cidade
Tenho um amigo, o Gaúcho, que pedala há muitos
anos...ele pedala pra tudo quanto é lado e usa muito a bike como meio de
locomoção dentro da cidade.
Aprendi muito com ele sobre como pedalar na cidade e em
trilhas também. Ele escreveu um texto bem bacana que resolvi compartilhar. São
dicas para se pedalar com segurança em nossa selva de pedras.
Bom, aí vão as palavras do Gaúcho!!!
"Na minha experiência diária de
trânsito qualquer pessoa que queira usar a bike deve tomar as seguintes
atitudes:
1. Antes de encarar o trânsito
·
Aprender a andar
de bicicleta - para isto deve:
·
Saber trocar
corretamente as marchas, conhecer a relação de coroas e catracas, quando
e quando usá-las. Qual a combinação quando está lento, quando está
rápido, quando está subindo, em que marcha deixar a bicicleta quando para em
uma sinaleira por exemplo.
·
Saber andar com
somente uma mão no guidão, pois em muitos momentos você precisará sinalizar com
a outra.
·
Aprender a tirar
as duas rodas do chão ao mesmo tempo. Quando começa a época das chuvas aparecem
buracos em todas as partes do DF, nem sempre é possível desviá-los, as vezes é
necessário literalmente pular por cima caso contrário o tombo é feio ou então
as rodas vão para o espaço.
·
Aprender as
técnicas de frenagem – ponto mais importante sua vida pode depender disto,
tem que aprender a parar a bicicleta no menor espaço possível e de preferência
sem arrastar pneu. Quem para a bicicleta é o freio dianteiro, o freio traseiro
serve basicamente para equilibrar a frenagem.
2. Percurso e sinalizações
·
Estudar
detalhadamente o percurso que pretende fazer, de preferência trace pelo menos
umas três rotas diferentes para chegar no destino final. Passar sempre pelo
mesmo local pode chamar atenção de ladrões.O estudo pode ser feito em um mapa,
no Google Earth, no Google Maps, Streer Viwer etc..
·
Levantar todas as
entradas a direita, verificar se são rápidas lentas etc... Brasilia tem uma
característica terrível para quem anda de bike, as entradas à direita são na
diagonal e os carros não precisam diminuir a velocidade para entrar.
·
Depois de traçar
o percurso, faça um reconhecimento de carro ou moto, não encare logo de saída
com a bicicleta, e a primeira vez que for de bike o faça em um final de semana
de preferência no domingo.
·
Estude e treine diversos sinais de braço pois
eles farão às vezes dos sinalizadores de direção e também serão um dos meios de
comunicação de você e os motoristas.
3. Como agir no trânsito
·
Lugar de
bicicleta é a um metro do meio fio, sempre, no mesmo sentido dos carros.
Fazendo isto você será visto como parte integrante do trânsito.
·
Nunca ande na
contramão,
·
Nunca ande sobre
calçadas,
·
Pare SEMPRE no sinal vermelho. Aqui vale uma observação, eu
SEMPRE paro no sinal vermelho, mas procuro sair antes dos carros, de modo
que quando abre o sinal eu estou em uma distância que posso ser visto. É uma
medida que adotei ao longo dos anos para minha própria segurança, a diferença
de velocidade entre carro e bike na saída é muito grande, se eu sair antes sou
visto por todos os carro da fila.
·
Pare na faixa do
pedestre, e quando tiver que passar na faixa desça da bike,
·
Cuidado com
pedestres, eles saem dos locais mais improváveis e nem sempre respeitam
ciclistas,
·
Quando estiver na
preferencial e tiver um carro querendo entrar na via, olhe para o motorista
nunca para o carro pois o motorista pode estar falando ao telefone ou
literalmente não te respeitar. Faça um sinal de positivo ou algo parecido de
maneira que ele entenda que terá que te esperar.
·
Muito cuidado com
mulheres (gente...isso são as palavras do Gaúcho...aqui tive que discordar
dele, acho que tem homem bem desatendo no trânsito também...), taxistas,
idosos, ônibus e motociclistas. Normalmente dou especial atenção a esta galera
pois são os que menos respeitam ciclistas. São mais perigosos que os motoristas
de ônibus.
4.
Dicas Essenciais
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Nunca discuta,
brigue, coloque dedo ou grite com motorista. Você está de bike ele de carro,
você sempre será o lado fraco, sempre, e mesmo que ganhe uma discussão, na
próxima vez que o motorista te encontrar ele pode simplesmente passar por cima
de você. Toda a ação gera uma reação.
·
Preste mais
atenção aos teus deveres eles são tão importantes
quanto seus direitos.
·
Eu tenho evitado
passar nas faixas exclusivas de ônibus, é o tipo de risco desnecessário. Na
hora de escolher meus percursos sempre evito os pontos perigosos e as faixas
exclusivas de ônibus por serem novas estão entre as mais perigosas.
·
Procurei ser
sucinto, tem muito mais coisas para se saber, mas espero que quem se dispuser a
ler estas dicas entenda que não se pode simplesmente pegar uma bicicleta e sair
andando no meio dos carro.
·
Capacete, luz
dianteira, luz traseira, roupa de cores fáceis de visualizar, câmaras reservas,
chave de corrente, bomba de ar, etc........ MAS ISTO TODO MUNDO SABE."
Valeu pelas dicas Gaúcho...agora é só a gente botar tudo
em prática!!!
Texto do Gaúcho: gaucho1231@gmail.com
Eu me preocupo bastante com carros velhos no trânsito... Não é nem questão de preconceito social, é porque esse povo que anda com carro todo batido, sem farol, sem seta, é porque não tem muita noção mesmo... então eu fico muito atenta ao cruzar com carros assim...
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